sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Volkswagen 1600




Em 1968, a Volkswagen chegava ao impressionante número de 600 mil veículos fabricados no Brasil e em função do grande aumento de produção em suas linhas, teve de abrir mais 2000 vagas para novos funcionários.

A Volks continuava vendendo como nunca, tendo o Fusca como carro chefe e oferecendo também o utilitário Kombi, juntamente com o esportivo Karmann-Ghia.

Seus carros tinham mecânica robusta, de fácil manutenção, grande economia de combustível e preços extremamente competitivos, atrativos irresistíveis ao consumidor. Foi aí que o então presidente da Willys Overland do Brasil, Willian Max Pearce, começou a idealizar uma “fórmula” para deter o avanço da Volks, notadamente do Fusca, no setor de carros econômicos. Temos então o nascimento do projeto "E" (de econômico), que consistia na idéia de se lançar um veículo econômico e de baixo custo de fabricação, resultando num concorrente à altura do até então imbatível Fusca.

Infelizmente, estudos realizados na época tiveram resultados nada otimistas: Dificilmente o Willys “E” conseguiria ser fabricado por um custo menor ou pelos menos similar ao do Fusca. Deste modo, a Willys mudou de estratégia, rebatizando o projeto “E” para projeto “M” (de médio), associando-se à Renault para o desenvolvimento do modelo. No mesmo ano, no entanto, a Willys foi comprada pela Ford, mas esta não abandonou o projeto “M”, continuando a investir na idéia, que posteriormente daria origem ao Corcel !

E onde entra o VW 1600 4 portas nessa história toda ?

Bem, o VW 1600 quatro portas era exatamente uma resposta ao Projeto “M” da Willys (posteriormente Ford-Willys) e curiosamente chegou a ser chamado de “Brasília”, nada tendo a ver com a "verdadeira" Brasília, lançada pela Volks somente em 1973.

A Volks, ainda em 1968, preparava o lançamento da Variant, que inicialmente chegou a ter a sua frente copiada do VW 1600, e lançou a versão conversível do Karmann-Ghia. Sendo assim, estreou em dezembro de 1968, no “VI Salão do Automóvel” em São Paulo, o VW 1600 Sedan 4 Portas, que foi lançado
juntamente com seu grande rival: o Corcel, da Ford-Willys (depois, apenas Ford).

Como curiosidade, temos no mesmo evento o lançamento do Chevrolet Opala e do Ford Galaxie

Os motivos que levaram a Volkswagen a interromper definitivamente a fabricação do VW 1600 4 portas são até hoje bastante controversos. Nos dois anos em que ficou no mercado(1969 e 1970, tendo sido lançado em dezembro de 1968), chegaram a ser produzidas 24475 unidades do modelo, que manteve um bom número de vendas até o término definitivo de sua fabricação, ainda em 1970. Costuma-se considerar, que um dos fatores determinantes da retirada de linha do VW 1600, teria sido a grande aceitação deste modelo entre os taxistas, o que teria feito com que o seu \\"status\\" junto ao consumidor em geral, diminuísse, e em consequência disso, as suas vendas, apesar de boas, não estariam satisfazendo plenamente às espectativas da Volkswagen. O fato é que a preferência do consumidor na época era bem diferente da de hoje em dia, sendo que os automóveis de duas portas eram os de maior aceitação, e não os de quatro portas. É daí que se explica a predominância do modelo junto aos taxistas.

Talvez o VW 1600 4 portas fosse “o carro certo no momento errado”...A Volks, ainda com esperanças de melhorar a vendagem do VW 1600 4 portas, chegou a produzir uma versão de luxo, com diversos melhoramentos em relação à versão inicial, mas que não serviu para melhorar substancialmente as vendas do modelo.

Outro aspecto interessante na curta carreira do “4 portas”, foi o apelido que ele ganhou, em função do formato bastante parecido de suas partes dianteira e traseira, lembrando para alguns uma caixa... : “Zé do Caixão”... O apelido, “Zé do Caixão”, talvez tenha sido também inspirado no cultuado cineasta brasileiro de terror, José Mojica Marins, que alguns meses antes do lançamento do VW 1600, tinha lançado o filme \\"O estranho mundo de Zé do Caixão\\", em 1968. Coincidência ou não, o apelido pegou.

Pegou de tal maneira que o carro passou a ser mais conhecido por seu apelido do que por seu verdadeiro nome: VW 1600, que talvez soasse para muitos com pouca personalidade.Tal denominação, “Zé do Caixão”, ainda que dada com simpatia por muitos, acabou tendo um sentido predominantemente pejorativo, e contribuiu para abalar ainda mais o prestígio do modelo junto ao mercado consumidor.

Muitos também chamavam o VW 1600 4 portas de \\"Fusca 4 portas\\", pois \\"Volkswagen\\" também era o nome \\"oficial\\" do Fusca, que só veio a ser oficialmente chamado de Fusca a partir de 1984, após já ser durante muitos anos conhecido muito mais pelo seu apelido do que pelo seu nome oficial. Nos EUA, ocorre algo semelhante, pois o mesmo Volkswagen, chamado aqui no Brasil de Fusca, é carinhosamente chamado de file://"beetle//"(besouro).

Mas, sem dúvida, o fato mais crítico ocorrido na meteórica passagem do VW 1600 pelo mercado automobilístico brasileiro, se deu no dia 19 de Dezembro de 1970. Um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica da Volks, destruindo cerca de 30% de seu maquinário, e este só foi completamente debelado aproximadamente 12 horas após seu início.

Lamentavelmente, logo após este incidente, a Volkswagen do Brasil interrompeu definitivamente a produção do VW 1600 Sedan 4 portas, mas continuou a produzir normalmente os demais modelos oferecidos na época, tais como o Fusca e Kombi.A Vokswagen até que se recuperou bem do incêndio, conseguindo em Agosto de 1971, o reestabelecimento total da marca de aproximadamente 1200 automóveis fabricados ao dia. Uma recuperação considerada em tempo recorde.

Infelizmente porém, para o VW 1600 4 portas, já era tarde demais... , o fim definitivo havia chegado... , restando hoje para nós uma das mais interessantes histórias sobre um dos muitos automóveis já fabricados no Brasil.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

!!! Foto do Dia !!!


Fonte: Boxer Clube Pratense

Hebmüller: Um alemão especial

  A indústria de carrocerias Hebmuller & Filhos foi fundada em 1889 com a construção de carruagens no início do século passado com adaptações de automóveis das marcas: Ford, Hanomag, Opel e Hansa-Lloyd com transformações em modelos conversíveis de dois e quatro lugares. Após o fim da Segunda Grande Guerra a Volkswagen se recuperou primeiro com a gerência do Exercito Real Inglês e depois foi administrada por Heinz Nordhoff que teve uma visão futura de variações veículos Volkswagen e encomendou já no fim dos anos 40 a dois fabricantes de carrocerias modelos conversíveis. Coube a Karmann da cidade alemã de Osnabruck o projeto de um cabriolet (denominação francesa para o modelo conversível) de quatro lugares e a Hebmuller da cidade de Wuppertal, o projeto de um conversível dois mais dois, ou seja, os bancos traseiros pequenos, inspirados nos modelos fabricados para a Ford, Opel e outros, que eram produtos já adaptados em linha de montagem.









Em maio de 1948 a Volkswagen chegou ao número de produção de 25.000 veículos VW produzidos e era o momento certo de a Hebmuller apresentar os três primeiros protótipos em dezembro daquele ano. Os veículos foram fabricados com chassi de carros ano 1947, sendo dois de cor preta e o terceiro na cor cinza. A aparência ainda era rudimentar e até certo ponto grosseira, no capô traseiro era inserida duas fileiras de aletas para auxiliar a ventilação do motor e a luz de placa ainda era a do Fusca 1947, a capota quando fechada formava um perfil traseiro muito baixo e deselegante, o quadro do párabrisa ainda não tinha o formato ideal e os reforços do chassi não eram suficientes para manter as portas alinhadas, devido às estradas alemãs estarem mal conservadas após o término da guerra.
Em abril de 1949, com um novo protótipo que rodou 10.000 kilometros para a aprovação em junho daquele ano, já com as devidas correções dos problemas dos três primeiros, ganharam o código VW de produto Type 14A e foram encomendados a princípio 2000 veículos. Estes modelos já possuíam o desenho definitivo da tampa traseira, reforços adicionais de carrocerias e um novo formato de quadro de párabrisa. Os veículos eram vendidos em concessionárias da marca VW a um custo inicial de DM7500. Devido à similaridade do capô traseiro com o dianteiro, dizia-se que não poderia saber se o veículo estava indo ou vindo!
Três cores básicas eram oferecidas: preta, branca e vermelha e também eram feitas opcionalmente combinações de cores estilo "saia e blusa" nos padrões: preto e vermelho; preto e amarelo ou vermelho e marfim, mas outras cores eram permitidas sob encomenda prévia.
Mas uma grande tragédia estava para acontecer: por volta das 14:00 horas do sábado dia 23 de julho de 1949, iniciou-se um incêndio na área de pintura que avançou para a linha de produção destruindo veículos e maquinários. Seria um acidente ou sabotagem? A resposta nunca saberemos...Com isto a produção foi paralisada por quatro semanas e iniciada aos poucos até que em maio de 1952, a Karmannn assumiu a produção com a transferência dos conversíveis Hebmuller para a sua empresa.
O último Hebmuller foi produzido em fevereiro de 1953 com a produção total de 696 veículos, embora haja veículos com o numero de carroceria 1400 705, 1400 710 e 1400 735 e a Hebmuller registre o total de 750 veículos, isto deixa margens de dúvidas quanto ao número correto.
O que se pode afirmar que não mais de 100 VW Hebmullers sobreviveram e se tornaram verdadeiras obras de arte automobilísticas, sendo colecionados em vários países da Europa e exportados para os Estados Unidos e Japão atingindo preços elevados, vendidos a peso de ouro. Tornou-se o veículo mais belo e cobiçado dos exemplares de Volkswagen, e mesmo este veículo tem um derivação mais rara dos raros: "the rarest-of-rare”, que seria a cereja do bolo com um só modelo fabricado e denominado: Hebmuller coupê, que merece um história contada a parte!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fusca 1303

O Volkswagen Alemão 1303 foi o carro que emprestou a plataforma para a Variant 2 e entre outras coisinhas que vou citar aqui.

-Ele Tem Parabrisa Curvo Grande "Tabelier"

-Suspenção MC Pherson na Dianteira e IRS na Traseira.

-Grande Porta Malas com o estepe na posição deitada

-Motor Injetado e Muitas outras coisinhas que só veem em carros modernos

-Essa versão VW 1303-S foi o ultimo fusca a ser produzido na Alemanha.





quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

!!!!

Desculpe pessoal fiquei sem pc por uns dias mas agora eu vou fazer novas postagens

sábado, 5 de novembro de 2011

!!!Foto do Dia!!!

A kombi



Kombi é um dos veículos mais poderosos e belos que existem no universo, fabricado pela Volkswagen que serve para tudo o que vocêpossa imaginar, desde fumar umazinha com os colegas na frente de uma delegacia a viajar pelo universo escutando Bob Marley. Criada originalmente para transportar material de guerra para a Alemanha nazista, mas ela provou ser uma fenomenal maquina de guerra e era usada junto com Fuscas, ambos os veiculos provocavam terror nas tropas aliadas, mas ainda sim os ótarios dos alemães acabaram subistituindo ambas as maquinas por Mercedes, assim eles perderam a guerra, depois da segunda guerra tanto o EUA quanto à URSSpassaram a disputar por sua tecnologia muito superior, ela passou a servir para fins civis e foi adotada por militares de outros países eHippies maconheiros. Uma das utilizações mais conhecida é como lotação, que é o meio de transporte mais adotado nas favelas.Pode ser utilizada também como Transporte escolar do "Tio Nelson",que não tem dinheiro pra comprar uma Kia Besta ou uma Sprinter . Também foi destaque na área de ambulâncias. Os únicos veículos que ameaçaram enfrentá-la foram sua filha rebelde, a Towner, e seus sobrinhositalianos, o Fiat Fiorino e o Piaggio Ape.
                                                       

                                    58 verdades sobre a Kombi


Além de ser um dos veículos preferidos de Chuck Norris e Jeremias a Kombi tem sua própria reputação e uma serie de lendas, ou melhor dizendo, puras verdades científicas comprovadas sobre elas. A seguir algumas dessas verdades:

A Kombi na ilha de Lost, provando que após o hecatombe, além das baratas a Kombi sobreviverá!.

Interpretação japonesa da Kombi, com tamanho menor e volante no lado errado.

Kombi remodelada por Jeremias com motor deHonda CG 125.

Kombi remodelada por Chuck Norris.

O momento que o fogo fica Kombi.



É assim que as Kombis se reproduzem!
  1. A Kombi apareceu na Ilha de Lost, isso prova que mesmo após o hecatombe, além das baratas, Seu MadrugaKeith RichardsTom BradyChuck Norris e os escorpiões, a Kombi sobreviverá!
  2. A Kombi não procura vaga para estacionar, os carros se afastam para criar a vaga!
  3. A Kombi não pega congestionamento, ela só gera congestionamento!
  4. Com ela ninguém te enche o saco em semáforos, pedindo esmola ou vendendo algo, é um veiculo de alta segurança: ninguém vai te sequestrar ou roubar seu carro pra dar fuga da policia...
  5. A Kombi não abastece, a gasolina entra correndo de felicidade para o tanque de combustível!
  6. A Kombi tem um motor tão forte que sobe até em parede, e precisa engatar a ré pra descer.
  7. ... e no oitavo dia, Deus criou a Kombi para dar um rolé no Mundo que ele acabou de criar!
  8. Quando a Volkswagen tentou fazer um crash test na Kombi ela teve um enorme prejuízo, a Kombi detonou as paredes da fábrica, destruiu todo estoque que estava no pátio, dez cegonhas, saltou de uma rampa e só foi cair em Nova York no World Trade Center. Nota: o crash test foi realizado na Alemanha.
  9. Certa vez quiseram colocar a Kombi para correr na fórmula 1, mas a FIA não permitiu, pois os outros carros nunca a alcançariam.
  10. Quem projetou o motor da Kombi foi o Porsche! (isso é FATO)
  11. A Kombi anda tão rápido que o vento sai da frente de medo
  12. KOMBI NÃO FAZ CURVA... DESENHA
  13. Quando fizeram carreto com uma Kombi ENVIDRAÇADA... acabou que o dono da mobília achou que dentro da Kombi tinha mais espaço que no seu apartamento... no fim acabou alugando ela pra 3 pessoas dividindo espaço lá dentro dela com guarda roupas, fogão, pia, computador, vaso, mesa, cama. Acho que vou aumentar o valor do aluguel! Kombi... sempre cabe mais alguma coisinha ali no cantinho!
  14. Na Casa Branca, no gabinete do presidente dos Estados Unidos, existe uma Kombi escondida, sabe pra quê? Se houver uma guerra nuclear o Presidente tem onde se abrigar...
  15. A Kombi não polui. Ela exala gases nobres do escapamento!
  16. O Superman foi atropelado por uma Kombi. E ele morreu!
  17. A Kombi não paga pedágio. Pelo contrário, as concessionárias pagam pelo privilégio de um carro tão magnífico trafegar nas suas vias.
  18. Não existe contra mão para Kombi. Ela determina a direção da via!
  19. A Kombi não toma multa por excesso de velocidade. Ainda não inventaram um equipamento que fotografe objetos que superam a velocidade da luz!
  20. É... colocar turbo em Kombi é só mesmo pra quem gosta de ouvir o barulho daquele suspiro quando se troca de marcha... pra quê turbo se o motor já é violento demais?!
  21. Kombi não queima óleo, lubrifica o escapamento pra fazer charme
  22. Quando uma Kombi incendeia não é ela que fica queimada, é o fogo que fica Kombi!!
  23. Quando Henry Ford inventou o modelo T, foi numa Kombi pick-up que ele levou esse merdinha pra dar uma volta!!
  24. O Coyote conseguiu pegar o Papa Léguas assim que comprou uma Kombi para persegui-lo! Não somente pegou o maldito, como fez churrasquinho dele usando a fúria da Kombi....
  25. Uma vez um homem foi no Drive Thru do Mc Donald´s e pediu um feijoada, a atendenteKombi! A moça pediu desculpas e o cara foi atendido!
  26. A Kombi é o único carro do mundo que fez a viagem ao centro do planeta Terra, foi e voltou no mesmo dia e deu tempo para dar uma volta completa em todo continente americano antes do almoço...
  27. Os faróis da Kombi emitem um raio que tem as mesmas propriedades da super visão do Superman. Raios bluths, que transformam os Saiajins normais em Super Calçajins e raios laser capazes de fazer cortes em chapas de aço 10 cm.
  28. "A menor distância entre dois ponto é uma reta" isso não é verdade quando está numa Kombi pois ele transforma todas as curvas em retas...
  29. O esqueleto do Wolwerine é composto de adamantium, o metal mais duro e resistente do mundo! Isso foi verdade        até que criaram a Kombi...
  30. Quando tem muitas pessoas com fome no trânsito, a Kombi vira uma enorme churrasqueira para que todos façam o seu churrasco !!!
  31. Quem matou Odete Roitman não foi a Leila, foi uma Kombi com a sua imensa fúria e com os seus raios laser que disparam dos seus faróis!
  32. Quem guia uma KOMBI tem a impressão de ter vários orgasmos!!! Pois dar prazer e o que ela mais sabe fazer
  33. Já dizia o ditado: Vale mais um pássaro na mão que dois voando... mas com a Kombi isso não é verdade, ele fica com os dois pássaros, 247 bois no porta luva, o estado do Mato Grosso na bagagem e ainda sobra um espaço para colocar o estado do Texas lá atrás...
  34. A Kombi atirou o pau no gato e o gato não morreu, foi pulverizado!!!!
  35. Fui no Tororó: beber água não achei: não achei bela morena: que no tororó deixei aliás,nem o tororó existe mais... Droga! a Kombi já passou por aqui!!!
  36. Sem Kombi o Brasil para!
  37. Kombi não anda, desfila!
  38. A Kombi não é um carro, é um lar sobre rodas.
  39. A fúria da Kombi é tão tenebroso, que da última vez que sua fúria foi liberada, os dinossauros da Terra foram extintos!
  40. Nada mata Jason Voorhees (Sexta Feira-13) exceto a suprema fúria da Kombi! Não somente mata, ela pulveriza!!!!!!!
  41. Depois das Tsunamis que aconteceram no sudeste da Ásia, nunca mais vão lavar os pneus da Kombi na água do mar...
  42. Metido a playboy usa um Fiat 147 com um jogo de calotas 14 e 2 alto-falantes de 15" rasgados e diz que são 2 subs. Ele mal cabe no carro devido ao tamanho da caixa de som. Já o expert prefere uma Kombi que, além de caber uma sonzeira louca no porta-malas, ainda tem lugar para alem dele, 7 mulheres e 1 isopor cheio de cervejas, sem contar que onde uma Kombi chega, a festa tá feita.
  43. O Papa não abençoa a Kombi, a Kombi que abençoa e benze, Deus, o Papa e todos num raio de 10.000Km.
  44. A Kombi não pergunta, que horas são? Ela determina as horas!
  45. E=m.c², isso não é verdade para Kombi, ele é o único objeto que além de ultrapassar a velocidade da luz, volta no tempo para entregar qualquer coisa antes mesmo de ser enviado...
  46. A Kombi faz laranjada usando jaca!
  47. Kombi não marca gol contra, ela determina o lado do campo adversário!
  48. Não pode fazer um carro bomba usando uma Kombi, pois nem se usassem uma bomba nuclear de 1 milhão de megatons ia sequer arranhar a carroceria da Kombi....
  49. Você não é atropelado por um Kombi, você é pulverizado!
  50. A Kombi não se movimenta, o que se movimenta é o planeta sob suas rodas!!! Usando sem dó e com imaginação......
  51. No Brasil, enquanto a Kombi vive, a Volkswagen sobrevive...
  52. Originalmente, James Bond dirigiria uma Kombi em seus filmes, mas como nenhum ator teve coragem de fazer o papel de vilão contra uma Kombi, adotaram o Aston Martin.
  53. O roteiro do filme Velozes e Furiosos focava corridas de Kombis, mas teve de ser revisto após perceberem que as câmeras não conseguiam filmar as Kombis após engatarem a segunda marcha.
  54. Antes do "Caveirão" o BOPE pensou em usar uma Kombi como veículo. A comissão de direitos humanos não permitiu, por considerar uso excessivo de força.
  55. A Kombi não enferruja, ela trasforma o aço da sua carcaça em ouro!
  56. O uso da Kombi como veiculo bélico foi vetado há anos pois os últimos testes resultou em desastres irreparáveis no mundo como o fim da Pangeia, a sua fantástica fúria provocou uma explosão que partiu o antigo continente em 5 novos continentes que conhecemos como Europa, América, África, Ásia e Oceania!
  57. Para-choque de Kombi é joelho !!!
  58. Kombi, não se dirigi, se pilota.